segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coragem



“O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.” 2 Tessalonicenses 3:5

A maioria nem sempre está certa. Se a maioria tivesse governado, os filhos de Israel nunca teriam saído do Egito. Eles teriam votado para que continuassem na escravidão. Se a maioria tivesse governado, Davi nunca teria lutado contra Golias. Seus irmãos teriam votado para que ele ficasse com as ovelhas. Qual é o ponto? Você precisa escutar seu próprio coração. 
Deus diz que você  está a caminho de tornar-se um discípulo quando você conseguir manter uma mente limpa e um coração puro. 
Você já se perguntou se tudo dará certo contanto que você faça tudo certo? Você já tentou fazer algo certo e mesmo assim nada parece sair como você planejou? Coragem – quando as pessoas fazem o que é certo, Deus se lembra.

Max Lucado 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Entregue Cristo ao mundo


“Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.”    
CL. 1:29

O nascimento virginal é mais, muito mais, do que uma história de Natal; é uma ilustração de quão perto Cristo chegará de você. A primeira parada em seu itinerário foi um útero. Aonde Cristo irá para tocar o mundo? Olhe dentro do íntimo de Maria para uma resposta. 
Melhor ainda, olhe dentro do seu íntimo. O que ele fez com Maria, ele oferece a nós! Ele emite um convite do nível do de Maria a todos os seus filhos. “Se você me permitir, eu entrarei!”... 
Qual é o mistério do evangelho? “Cristo em vós, esperança da glória” (Colossenses 1:27)...
Cristo cresceu em Maria até ter que aparecer. Cristo crescerá em você até que o mesmo aconteça. Ele aparecerá em sua conversa, em suas ações, em suas decisões. Todo lugar em que você viver será um Natal. Você, como Maria, entregará Cristo ao mundo.

Max Lucado  

Saúde - Melancia



A Melancia é levemente laxante, porem muito diurética,por isso indicada no reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais. Varias experiências mostraram quer a água contida na melancia provoca grandes descargas de acido úrico, limpando na sua passagem os filtros renais. O suco vai bem nas febres. O uso abundante da fruta combate enfermidades da pele, alem do reumatismo, artrite, rins, bexiga, blenorragia e acidez estomacal. A dispepsia, obesidade e hipertensão arterial. Alivia afecções da garganta, chagas da boca e o desejo de tomar bebidas alcoólicas. Alem de ser recomendável para pessoas que sofrem com gases intestinais, afecções das vias respiratórias, como bronquites crônicas, catarros pulmonares, entre outros.

Fonte: “As frutas na medicina domestica” A. Balbach. 14 edicao São Pauxilo: MVP,s/d.

Saúde - Morango



O morango, e, bem assim, o morangueiro, são proclamados soberanos na arte de curar. Fruto, folha e raiz são empregados, na medicina domestica para combater varias enfermidades. A raiz, em cozimento, e diurética e adstringente. As folhas, em cozimento, são prodigiosas para combater a diarréia crônica. O maior valor medicinal do morangueiro encontra-se no fruto, ele combate os cálculos e tem propriedades anti-uricas, e e aconselhável contra os males dos rins e remédio para catarros pulmonares.
 O morango, so ou em mistura com outros alimentos, presta-se para uma refeição saudável e nutritiva.
Sempre que possível, deve-se preferir o morango, como alias, qualquer outra fruta, ao natural. O cru e incomparavelmente melhor do que o cozido. Todavia, , na execução de inúmeras receitas- bolos, tortas, pudins, geléias, cremes, caldas- o morango presta bons serviços.

 Fonte: “As frutas na medicina domestica” A. Balbach. 14 edicao São Pauxilo: MVP,s/d.

Pense nisso ...



"Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara" muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só pra escutar uma voz, me apaixonei só por um sorriso, já pensei que fosse morrer de saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)!
Mas vivi! E ainda vivo! Não passo pela vida... e você também não deveria passar! Viva! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante."

Charles Chaplin

Saúde - Groselha Preta


A Groselha preta não é a mesma pitanga preta comum no Brasil. De modo geral tem as mesmas virtudes curativas da groselha vermelha, mas com algumas propriedades particulares. O doce é fortificante para o estomago. Fazer gargarejo com o suco fresco é bom para as amígdalas hipertrofiadas. Para combater gota e hidropisia deve-se beber suco com o cha das folhas, este mesmo remédio combate tosse, dor e sequidão da garganta, rouquidão. O xarope de groselha é bom para o tratamento da coqueluche.  As folhas da groselheira em infusão são excelentes para os que sofrem de dores reumáticas, para os artríticos, dispépticos, alem de se diurético e sudorífico.

Fonte: “As frutas na medicina domestica” A. Balbach. 14 edicao São Paulo: MVP,s/d.

A Revelação



Jo.10.22-33, Jo.4.1-26

Durante o ministério de Jesus na terra a pergunta que não queria calar era se aquele homem era o Cristo. Nesse texto Jesus dá sinais claros de quem Ele era, e mesmo assim os judeus não acreditaram nele, e queriam mata-lo. O messias, ou o Cristo, era o Salvador da nação judaica, prometido desde tempos antigos. Todas as palavras de esperança do AT se voltavam para Ele, toda expectativa do seu aparecimento e vida na terra eram estudadas. Os religiosos sabiam tudo a respeito do Messias, ensinavam ao povo e esperavam sua chegada. Contudo, Jesus ao se revelar à nação, seus conterrâneos não creram nele. Quantas vezes o povo entendeu e se perguntou se Jesus não era o Cristo, e os fariseus e escribas diziam: faz estes sinais pelo espírito de Belzebu. O povo discernia que Jesus era um homem diferente dos demais, que Nele estava o Espirito de Deus, mas os religiosos não aceitavam.
         E os que percebiam, nem todos estavam dispostos a segui-lo, a semelhança de Nicodemos, ou do jovem rico, ou da multidão que achou severo seu discurso.
         Entre tantas pessoas que Jesus anunciou a mensagem do reino, há uma que vale a pena reler sua historia. A mulher samaritana. Quando lia o texto, percebi quantas mensagens já foram preparadas nesse texto, quantas pessoas são edificadas por essa historia e me perguntei o por quê? A resposta automática foi, porque era alguém com quem nos identificamos. Talvez não pelo mesmo tipo de vida, mas pelo conflito da insignificância. A mulher estava sozinha, casou e divorciou cinco vezes, e o marido com quem estava não era dela. Tantos desacertos.....
         Foi para esta mulher que Jesus revelou abertamente, o que tantos outros insistentemente pediram e não ouviram. Ele disse para aquela mulher que Ele era o Cristo, o filho de Deus, o Messias há tanto esperado. Por que ele fez isso? Por perceber que a mulher estava sedenta, por perceber que pelas suas palavras brotou esperança no coração da mulher. Assim também pode estar nosso coração: sedento de ouvir as palavras que fazem brotar esperança em nosso ser, trazendo significância a existência humana.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pescando com Jesus !

 Primeira Pescaria - 1º Igreja Presbiteriana Renovada

Dizendo sim ao propósito de Deus


"É  necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus... porque para isso fui enviado". Lucas 4:42-43

Depois da pausa de quarenta dias de Cristo no deserto, as multidões de Cafarnaum “insistiram que ele não as deixasse; mas ele disse: ‘É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado’". 
Ele resistiu à  contra corrente do povo ancorando à rocha de seu propósito: usando sua singularidade de demonstrar a importância de Deus em todos os lugares que ele pudesse. 
E você não está  feliz por ele o ter feito? Suponha que ele tivesse atendido à multidão e montado acampamento em Cafarnaum, raciocinando, “Eu achava que o mundo todo fosse meu alvo e a cruz meu destino. Mas a cidade inteira me diz para ficar em Cafarnaum. Podem todas estas pessoas estar erradas?” 
Sim elas podem! Em oposição à multidão, Jesus... disse não às coisas boas para que ele pudesse dizer sim à coisa certa: seu chamado sem igual.

Pense nisso ..


De todos o mais importante é o que diz respeito à vida com Deus, a vida cristã. O cuidado necessário através de oração, consagração e compromisso de santidade, diante das ofertas sedutoras do mundo. Por isso recomendamos que diariamente seja observado:
Vigiar - não murmurar. Toda palavra que sai da nossa boca é matéria prima para Deus ou para demônios. 
Há falador cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde.” - Pv. 12:18
Orar a Palavra de Deus: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” - Sl.119:11
Ler a Palavra de Deus: “A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.” - Sl. 49:3
Confessar a Palavra de Deus: “Com os meus lábios declaro todas as ordenanças da tua boca.” - Sl.119:13
Entregar as áreas frágeis a Deus: “pois ele conhece os segredos do coração.” - Sl.44:11b
Louvar e Adorar a Deus: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” - Sl. 19:14
Humilhar-se:  “ Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. -  1Pe. 5:5
Perdoar (ninguém vive sem ofender e ser ofendido): “ Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.” - Mc. 11:25
Encher-se do Espírito Santo: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,” - Ef.5:18

Escolhas


No cap.39 de Genesis há o relato de como os irmaos de Jose o vendem como escravo. Jose era um rapaz ainda novo, mas já tinha uma longa historia de vida. Apesar de ter sonhado sendo reverenciado pela própria família, acaba sendo vendido como escravo. Parece que os sonhos não se cumpririam, não eram proféticos. Parece que nada do que era esperado por ele se realizaria. O que não é diferente na vida do homem deste século.   Nem sempre o que se planeja ou imagina que acontecerá, se realizará.
Contudo, ao lermos a historia deste rapaz nos surpreendemos com uma carreira extremamente difícil, porem bem sucedida.  Inicialmente o encontramos no Egito, como escravo, sendo tentado pela mulher do seu senhor, sem contudo ceder. O que determinou as escolhas de Jose não foi o momento que passava, e sim seu compromisso com o dono da casa. Ética. Não desejava ferir quem lhe tinha confiado tudo. Nem ofender a Deus, pecando.
Recebeu o castigo foi colocado na masmorra. O texto não diz que se revoltou, mas ele fez o mesmo que antes. Fez o melhor na prisão. O que demonstra que seu coração ainda vivia em esperança de que o esforço valia a pena. De que a vida continua e por essa razão lutar para sobreviver e viver melhor, realizando-se no trabalho de suas mãos ainda valia a pena. E foi isso que Jose fez, enquanto estava preso trabalhou com dedicação a ponto de se destacar.
Ao terminar o capitulo  o texto afirma que Deus estava com ele, fazendo-o prosperar. Por que? Porque Jose fez escolhas corretas. Mesmo escravo ainda queria realizar algo de bom, quando seus valores foram colocados em prova não se vendeu, continuou sempre fazendo seu melhor. Esse comportamento é fruto de decisão que o individuo toma que determina sua historia, sua carreira. Também é o que destacará aqueles que serão bem sucedidos daqueles que simplesmente passarão pela vida, daqueles que tem Deus em suas vidas.

sábado, 6 de novembro de 2010

Avivacamp III

" Sai de tua tenda .. oh filho meu, e te mostrarei as estrelas do céu
 Sai de tua tenda .. oh filho meu, e te mostrarei a areia do mar
 Será que podes contar, será que podes imaginar
 Tudo aquilo que sonhei para ti filho meu
 O que minhas mãos fizeram para ti filho meu, minha benção será sobre ti
 Uma nova história Deus tem pra mim, um novo tempo Deus tem pra mim
 Tudo aquilo que perdido foi, ouvirei de sua boca: te abençoarei ! "


Avivacamp III - evento realizado pela rede de jovens no mês de Julho/2010.